Ao fazer rodar um dado, qual o número de probabilidades ele vai apresentar (em "Fair Odds") para o par (Even) ou ímpar (Odd)?
A resposta é deveras simples; o dado vai apresentar 50% de probabilidades para três lados Even: 2-4-6- e para três lados Odd: 1-3-5, de um total de seis possibilidades finais..
Assim, 3 /6 dá-nos 50% de probabilidades de obter um Even ao fazer rodar um dado.
Agora, vamos converter essa mesma probabilidade em Gamblig Odds da seguinte forma:
100% / 50%: 2.
Desta forma, temos (para um simples jogo de fazer rodar um dado) em forma de Even/Odd, o computo exacto de 2:1 ou em formato decimal: 2.00.
No caso de algum Bookmaker, oferecer a possibilidade de alguém poder apostar em um jogo de Even/Odd de um dado, ele iria apresentar ao seu cliente uma quota Unfair da seguinte forma:
Odds para Even: 1.65 (o que significa que em 35% das vezes ele ia apresentar benefícios).
A comparação para o Over 2.5, Under 2.5:
Ao início, o apostador tem 50% de probabilidades de acertar no resultado (em virtude de somente existirem duas possibilidades para o resultado final).
No entanto, no acto de pagamento, o Bookmaker vai alterar a realidade dos factos através dos chamados Unfair Odds.
Tendo como exemplo o jogo de hoje entre o Belenenses e o Boavista os Odds apresentados pela BWIN para Totals são os seguintes:
Over 2.5: 2.30, Under 2.5: 1.55 (13:42 PM)
Desta forma, o Line Maker grita para os seus clientes que este jogo apresenta probabilidades de 43.4% para o mais de 2.5 goals e 64.5% para o inferior a 2.5.
Estes cálculos são, no entanto, Unfair Odds (e o facto é evidente porque a globalidade deste cálculo ultrapassa os 100%).
A globalidade do Unfair Odds, é o chamado Overround da empresa.
A totalidade de 108% em Overround revela o prognóstico do Odds Maker da BWIN para este jogo (mas atenção: ele não tem, necessariamente, que se preocupar com a qualidade do prognóstico, visto que no final do jogo vai ganhar dinheiro de qualquer forma).
Desta forma, o Odds Maker da BWIN considera que o Fair Odds para este jogo é o seguinte:
Over 2.5 Goals: 40%, Under 2.5 Goals: 60% (Total: 100%).
Porém, como a empresa apresenta uma quota de 1.55 para o lado mais lógico, ele forneceu cerca de 45% probabilidades a seu próprio favor.
Os Sharps dizem que a única forma de ganhar dinheiro dos Bookmakers é apostar contra a lógica (ou apostar no lado dos Underdogs contra os Favorite), isto porque a tendência dos Bookmakers é a do total desfalque do lado lógico.
Parte 2:
No exemplo do dado, não existe nenhum factor destabilizador da probabilidade global para além da própria sorte.
No Over/Under 2.5 existem dois factores nucleares; o Team Goal (Home-Away) Score e o League Average Score.
Este é o argumento fundamental que o Bookmaker assinala para subtrai para o seu próprio lado cerca de 45% de probabilidades de benefício!
Assim, tendo em conta os números fornecidos pela Bet Radar:
- Belenenses detém menos de 2.5 golos por jogo em 71% dos casos nesta época (com um Goal Scoring Rate de cerca de 126 min. (Home), 90 min. (Away) e um Goal Conceding Rate de cerca de 157 min (Home) e 70 min. (Away)).
- Boavista detém menos de 2.5 golos por jogo em 67% dos casos nesta época de 2007/08 (com um Goal Scoring Rate de cerca de 63 min. (Home), 315 min. (Away) e um Goal Conceding Rate de cerca de 57 min (Home, 57 min (Away).
O League Average Score é o seguinte:
Over 2.5 goals: 38%
Under 2.5 goals: 62%
(175 played matches)
A questão é a seguinte, estas estatísticas são o bastante para o Bookmaker, de forma totalmente descarada, subtrair tal percentagem?
Sem comentários:
Enviar um comentário